Programa de Incubação

UNITECNE

o Programa de Incubação da Unitecne contempla empreendimentos residentes e empreendimentos não residentes.

Empreendimento residente é aquele que irá receber sala física para sediar seu funcionamento dentro da infraestrutura da incubadora, além de ter acesso a toda a área compartilhada pela Unitecne.

Empreendimento não residente é aquele que não receberá sala física para sediar seu funcionamento dentro da infraestrutura da incubadora, mas terá acesso a toda a área compartilhada pela Unitecne.

Público alvo

Pessoas jurídicas (CNPJ) classificadas como empresas privadas sem quaisquer débitos ou pendências legais ou trabalhistas.

Pessoas Físicas no processo de ideação de seus negócios.

Modalidades de Incubação

A Incubadora disponibilizará às empresas incubadas, para o desenvolvimento de seus negócios, infraestrutura física e apoio de natureza tecnológica e mercadológica, nas modalidades de pré-incubação, incubação e pós-incubação.

1.
Pré-Incubação Não Residente: destina-se a empresas constituídas, ou em constituição, não residentes na Incubadora, com propostas de desenvolvimento de negócios. As atividades poderão ser conduzidas de forma online.
2.
Pré-Incubação Residente: destina-se a empresas constituídas, ou em constituição, residentes na Incubadora, com propostas de desenvolvimento de negócios.
3.
Incubação Não Residente: destina-se a empresas constituídas, ou em constituição, não residentes na Incubadora, com propostas de desenvolvimento de negócios, em fase de crescimento e aperfeiçoamento de seus processos.
4.
Incubação Residente: destina-se a empresas constituídas, ou em constituição, residentes na Incubadora, com propostas de desenvolvimento de negócios, em fase de crescimento e aperfeiçoamento de seus processos. As atividades poderão ser conduzidas de forma online.
5.
Pós-Incubação Não Residente: destina-se a empresas constituídas, não residentes na Incubadora, de preferência já graduadas de processos de incubação, com propostas de desenvolvimento de negócios em fase de escala piloto ou de produção experimental e início de comercialização. As atividades poderão ser conduzidas de forma online.
6.
Pós-Incubação Residente: destina- se a empresas constituídas, residentes da Incubadora, de preferência já graduadas de processos de incubação, com propostas de desenvolvimento de negócios em fase de escala piloto ou de produção experimental e início de comercialização.
O Programa de Incubação da Unitecne é desenvolvido com base no Modelo CERNE. Tem por objetivo viabilizar apoio a projetos de negócios por meio de disponibilização de espaço físico individualizado ou para uso compartilhado e acesso a assessorias tecnológica e de gestão, conforme disponibilidade de recursos da incubadora, no intuito de estimular a transformação de tecnologias em produtos, processos ou serviços inovadores e a criação de empresas de base tecnológica, incentivando a cultura empreendedora e a manifestação criativa na comunidade acadêmica, estimulando os spin-offs acadêmicos, promovendo a interação entre empreendedores, instituições de ensino e pesquisa, empresas, órgãos governamentais, associações de classe, agentes financeiros e a sociedade, apoiando o surgimento de novas micros e pequenas empresas de base tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento social e tecnológico regional e ampliando as possibilidades de sucesso comercial das empresas nascentes de base tecnológica, criadas a partir dos projetos de negócios incubados. O programa promoverá acompanhamento periódico dos projetos, por meio de reuniões com a equipe da incubadora, mentores e consultores. Ao final do programa, os empreendimentos que atingirem com satisfação os objetivos propostos pela incubadora, terão direito à graduação de sua empresa.

Fases

do programa de incubação

INICIAR

PRÉ-INCUBAÇÃO

A partir do diagnóstico inicial, a Incubadora orienta os empreendedores a desenvolver ações de planejamento e validação para os seus modelos de negócios, através de MVPs.

CRESCER

INCUBAÇÃO

A Incubadora orienta os empreendedores a desenvolver suas habilidades gerenciais e de vendas.

CONSTRUIR

INCUBAÇÃO

O foco desta fase é aperfeiçoar os processos de construção dos canais de vendas, de captação de investimentos e de novos clientes, buscando a maturidade.

GRADUAR

INCUBAÇÃO

As empresas preparam-se para concluir o Programa de Incubação com resultados consolidados, na fase de escala piloto ou de produção experimental.

PÓS INCUBAÇÃO

GRADUAÇÃO

As empresas concluem o Programa de Incubação e continuam contando com apoio da Incubadora para poder ganhar escala.

Duração do programa de incubação das empresas
1

Na categoria pré-incubação a duração prevista é de 6 (seis) até 12 (doze) meses, podendo o processo ser renovado a cada 6 (seis) meses. A prorrogação é condicionada ao desempenho da empresa, a ser avaliado pela Incubadora.

2

Na categoria incubação, as empresas podem permanecer incubadas por um período de 12 (doze) até 24 (vinte e quatro) meses, podendo o processo ser renovado a cada 12 (doze) meses. A prorrogação é condicionada ao desempenho da empresa, a ser avaliado pela Incubadora e ao atendimento das normas internas da Unitecne, conforme contrato firmado entre as partes.

3

Na categoria pós-incubação, as empresas podem permanecer vinculadas à incubadora por prazo indeterminado.

Serviços de apoio técnico

a.
Mentorias, assessorias, consultorias e capacitações nas áreas de gestão tecnológica; gestão financeira, tributação, planejamento, recursos humanos e jurídicos; marketing e comercialização;
b.
Interação com instituições e empresas parceiras da Incubadora;
c.
Apoio na participação de atividades externas, como feiras, congressos, seminários, rodadas de negócios, visitas técnicas, oficinas etc;
d.
Divulgação das empresas através das redes sociais da incubadora e da Uniube;
e.
Condições especiais para participação em cursos, treinamentos, palestras e demais eventos promovidos pela incubadora e ou parceiros;
f.
Acesso a uma ampla rede de parceiros para network e ações integradas;
g.
Acesso a informações de mercado, oportunidades de negócios e pesquisas atualizadas sobre o setor em Uberaba, Minais Gerais e Brasil;
h.
Acesso a informações sobre editais e chamadas públicas com recursos reembolsáveis ou não para investimento em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e junto a agências de fomento e Fundos de investimento;
i.
Orientação para a elaboração de propostas direcionadas às fontes financiadoras de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação;
j.
Apoio e orientação nos processos de licenciamento e certificação;
k.
Apoio e orientação do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uniube no registro de propriedade industrial/intelectual.

Serviços de Infraestrutura

Salas individuais para empresas incubadas na modalidade residente
Espaços de uso compartilhado para as empresas de todas as modalidades: ParqueLAB Uniube, Nupeia, UNIUBE MAKER que é um laboratório de prototipação de produtos e processos equipado com impressoras 3D, fresadora, CNC Router, Plotter e outras ferramentas de fabricação digital e prototipação rápida, controladas por computador e operando com os mais diversos materiais de suporte para permitir a fabricação rápida, flexível e de baixo custo para os testes de conceito, protótipos e aplicações.
Possibilidade de acesso a infraestrutura da Uniube, tais como: biblioteca, laboratórios de pesquisa, auditórios, salas para treinamento, banheiros, copas, segurança.

Plataformas e ferramentas tecnológicas para interação e apoio no ambiente virtual

Google Classroom

Plataforma que será utilizada para comunicados de diários e lembretes, compartilhamento e repositório de conteúdo, e interação entre participantes, mentores e equipe Unitecne

Google Meet

Aplicativo de reuniões onde serão realizados os encontros

Google Forms

Aplicativo de pesquisas para feedback dos participantes em relação aos encontros e envio de materiais que deverão ser desenvolvidos pelas equipes

Youtube

Plataforma que será utilizada na transmissão de webinars, palestras e outros eventos direcionados aos participantes do programa.

Taxa de Inscrição
1
O valor da taxa mensal de incubação, para todas as modalidades, será de R$100,00 (cem reais) mensais para empresas residentes e de R$50,00 (cinquenta reais) mensais para empresas não residentes.
2
Se o empreendimento estiver na fase de pré-incubação, será concedido isenção de pagamento da taxa mensal de incubação pelos primeiros 6 meses.

Obrigações das empresas apoiadas:

Como contrapartida, os participantes deverão comprometer-se a:

  • Celebrar Contrato com a Uniube/Unitecne;
  • Participar ativamente do programa e manter frequência de pelo menos 50% da equipe em cada encontro;
  • Seguir as regras internas da incubadora e da Uniube;
  • Cumprir com a entrega das atividades propostas no formato e prazo estabelecidos pela Incubadora;
  • Participar das atividades de monitoramento, planejamento e do preenchimento de dados de indicadores da empresa, tais como faturamento, número de funcionários, despesas e qualquer outro dado solicitado pela gestão da Incubadora, para compor relatórios qualitativos e quantitativos.
  • Utilizar toda a infraestrutura e instalações colocadas à disposição, exclusivamente para o desenvolvimento de seu negócio, observando as normas e regimento interno da Unitecne e da Uniube;
  • Efetuar o recolhimento mensal da taxa de incubação, de acordo com o disposto no Contrato.

Inscrições

1
O Processo Seletivo para o Programa de Incubação de Empresas da Unitecne acontece por meio de Edital de Fluxo Contínuo.
2
As inscrições podem ser feitas a qualquer momento, sendo que as avaliações das propostas ocorrem mediante disponibilidade de vagas.
3
As inscrições para o Programa de Incubação Unitecne acontecerão por meio do preenchimento do formulário disponível no link abaixo, dentro do período de seleção informado no Edital.

Processo Seletivo

1
Confira o edital de seleção vigente e o calendário para envio e avaliação de propostas.
2
Estruture seu projeto de acordo com o Edital e o Formulário disponibilizado no BANCO de IDEIAS
3
Submeta sua proposta para avaliação.
4
A aprovação na primeira fase será comunicada por e-mail.
5
Siga o cronograma disponibilizado no Edital.
Edital de Inscrição

As inscrições para o Programa de Incubação Unitecne são feitas no BANCO DE IDEIAS, por meio do preenchimento do formulário.

Acesse o edital e confira todas as regras.

FALE COM A GENTE

Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo e vamos conversar